Ano VII

Top 10 Jean-Luc Godard

quinta-feira set 10, 2015
O Desprezo

O Desprezo

Eu Vos Saúdo, Maria

Eu Vos Saúdo, Maria

OS MELHORES FILMES DE JEAN-LUC GODARD

Por que uma lista para o cinema de Godard? Se normalmente estes tops são mais instigantes quando vistos individualmente, a um cineasta como este a curiosidade reside em ver quais títulos seriam os mais lembrados para além daqueles que, muito claramente, estariam no topo da contagem final. Se O Desprezo (não mencionado por apenas dois votantes e primeiro colocado em dez seleções) e O Demônio das Onze Horas brigavam a quilômetros dos outros, quais seriam os títulos que os seguiriam? Quantos dos votantes teriam visto (e colocado no panteão do diretor) os vídeos que Godard vem fazendo já há 30 anos? Certamente um número muito maior (todos?) já passaram por Acossado, mas teria este filme-referência permanecido entre os nossos prediletos?

Ao todo foram 27 listas. Para evitar ao máximo os empates (dois filmes tiveram 10 menções e três, 7), optamos por distribuir pontos. Desta maneira, também justificamos a solicitação para que cada participante hierarquizasse sua lista. Fosse por menção, a única mudança entre os mais lembrados seria uma troca de colocação, fazendo com que História(s) do Cinema ficasse uma posição abaixo, passando a medalha de bronze para Viver a Vida:  duas indiscutíveis obras-primas, dois filmes absolutamente coerentes com o cinema de seu realizador, ainda que tão fascinantemente diferentes entre si.

Entre aqueles muito distantes do TOP 10, dois dos mais populares e leves trabalhos do diretor, títulos que podem muito bem servir (e muitas vezes serviram) como porta de entrada à sua filmografia: Uma Mulher é Uma Mulher e Bando à Parte, respectivamente com 3 e 4 lembranças. No caso do primeiro, o curioso é que o trio que o colocou na lista o fez deixando-o no pódio. Filmes normalmente relegados a segundo plano roubaram seus lugares e – quem poderia imaginar? – a década de 80 do cineasta está tão representada entre seus dez filmes mais citados quanto os seus anos 60, período que muitos têm como o único realmente significativo em sua carreira.

Por que uma lista com os filmes de Godard, um gigante cujos desvios deveriam ser vividos por cada espectador a sua própria maneira? Porque se esta lista servir para colocar filmes como Paixão, Carmem e Salve-se Quem Puder (A Vida) em pé de igualdade com qualquer outro dele (e, consequentemente, com qualquer outro de quem quer que seja), o exercício terá sido benéfico. (Bruno Cursini)

 

1. O Desprezo – 644 pontos (25 menções)

2. O Demônio das Onze Horas – 504 pontos (23 menções)

3. Paixão – 430 pontos (22 menções)

4. História(s) do Cinema – 396 pontos (15 menções)

5. Viver a Vida – 386 pontos (19 menções)

6. Elogio ao Amor – 224 pontos (12 menções)

7. Weekend à Francesa – 198 pontos (10 menções)

8. Carmen, de Godard – 174 pontos (10 menções)

9. Eu Vos Saúdo, Maria – 132 pontos (8 menções)

10. Salve-se Quem Puder (A Vida) – 130 pontos (7 menções)

Observação: cada primeiro colocado recebeu 30 pontos; o segundo 26 e daí em diante 2 pontos a menos por posição.

—————————–

LISTAS INDIVIDUAIS

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br