Ano VII

Noites Brancas no Píer

sábado abr 11, 2015

 maxresdefault

Noites Brancas no Píer (Nuits Blanches sur la Jetée, 2014) de Paul Vecchiali

Há um momento essencial no livro de Dostoyevsky o qual Paul Vecchiali filma de forma quase direta, sem grandes intervenções cênicas ou adaptações sobre o texto original, nesse seu novo filme baseado em Noites Brancas. Trata-se do momento em que Natasha (Astrid Adverbe) comenta com Fiódor (Pascal Cervo) o quão bom seria se as pessoas fossem diretas ao falarem, se elas não dissimulassem ou fizessem rodeios para dizerem o que pensam ou sentem. Tal como na narrativa do livro, isso se passa já em um ponto avançado desta história sobre a relação entre o “Sonhador” e sua amada, porém tudo parece, em retrospecto, se iluminar e uma compreensão até então inaudita se projeta para cada instante posterior da narrativa.

Todo o filme, todo o projeto de adaptação da obra de Dostoyevsky empreendido por Vecchiali cruza esse luminoso momento. É nesse instante que a personagem de Astrid Adverbe verbaliza um sentimento cruel que atravessa todo o filme. Sentimento esse já sondado por Fiódor em suas divagações individuais: ele comenta sobre a impossibilidade de justiça e verdade plenas no embate com o real, bem como sobre a inevitável sensação de se derramar o amor sentido sobre o coração da pessoa amada. Natasha consolida em suas palavras essa sensação de impotência perante o decurso dos eventos. Por oposição e inevitável consequência, tal como nas divagações investigativas de Fiódor, surge a necessidade de se manter sempre resistente: fazer do pensamento e sua encarnação na palavra, no verbo, o último refúgio onde a crítica e a resistência se mostram ainda possíveis.

A epígrafe que abre o filme já anuncia: a escuridão será a luz. Nada mais contraditório, nada mais dialético. É a busca radical por essa contradição – sempre encarnada na matéria, sempre encarnada no humano – que Vecchiali procurará captar em cada instante vivido por essa mulher e esse homem nesse lugar. Espaço, tempo e vida necessariamente suspensos, atitude necessária para a encenação dos perpétuos e quase fantasmáticos encontros descritos por Dostoyevsky.

Redução brutal da matéria que será a obra-prima para seu trabalho: a síntese é – mais do que nunca em sua obra, talvez – um elemento fundamental da mise en scène. A encenação frontal, de cunho marcadamente romanesco, é a opção fundamental de Vecchiali. Romanesco, aliás, que sempre permeou sua obra (basta lembrarmos de filmes como o genial Femmes Femmes, Coups à Coeur ou o mais recente À Vot’ Bon Coeur), mas nunca de forma tão sintética, de forma tão explícita: as luzes que sempre demarcam quem está com a palavra e a fala ritmada do personagem de Pascal Cervo revelam o ato de esculpir na matéria do real, através dessa abordagem romanesca, todos os conflitos, impossibilidades e castrações impostas. A matéria e a linguagem encarnam um perpétuo conflito, sempre irresoluto, sempre resistente (“…seu movimento perpétuo é aquele da minha alma. Por que então não oferece-la meu coração?”, questiona Fiódor).

Numa época em que arte política virou sinônimo de propaganda ideológica ou, em outros casos, um mero decadentismo travestido de cinismo pós- moderno, a atitude de Vecchiali – de atenção extrema ao embate entre uma linguagem resistente e um real sempre implacável – restitui o verdadeiro sentido de uma arte política, assim como poucos e raros resistentes (Straub, Manoel de Oliveira e Bressane, por exemplo). Cinema de palavra, cinema moderno, enfim.

Guilherme Savioli

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br