Ano VII

30 Minutos ou Menos

sexta-feira abr 13, 2012

30 Minutos ou Menos (30 Minutes or Less, 2011), de Ruben Fleischer

30 Minutos ou Menos converte um trágico evento de 2003, na Pensilvânia, em uma comédia de sequestro: Nick (Jesse Eisenberg) é um jovem frustrado, trabalhando como entregador de pizza, raptado por dois lunáticos apalermados, Dwayne (Danny McBride) e Travis (Nick Swardson), durante uma de suas entregas. Com uma bomba presa em seu corpo, ele deverá assaltar um banco e, então, entregar aos delinquentes 100 mil dólares.

O dinheiro será usado para cobrir o cachê de um assassino de aluguel, contratado por Dwayne para matar seu próprio pai, um caipira sortudo vencedor da loteria. Para isso, Nick é ajudado por seu amigo, Chet (Aziz Ansari), um professor de ginásio descendente de indianos.

Após estrear em longa-metragem em 2009, com o divertido Zumbilândia, esta poderia ser aquela típica produção que, após fracassar na bilheteria, encontra seu público na televisão (ou melhor, no computador). Nada seria mais adequado, uma vez que 30 Minutos ou Menos é dessas comédias saudosas pelos longínquos anos 1980, apresentando-se como uma atualização daquelas sátiras alugadas em VHS e reprisadas na TV aberta (devidamente dubladas).

Contudo, Fleischer não obtém o feito de seu trabalho anterior, e seu novo filme enrosca-se em algum lugar entre o agressivamente idiota e o meramente sem graça. Não que seja de todo ruim, sobrando aqui um pouco das emoções baratas e dos personagens burlescos de sua produção anterior. Mas, ainda assim (e mesmo com um elenco acertado), o cineasta não consegue tirar do espectador a inocente e ligeira excitação de Zumbilândia.

Bruno Cursini

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br