Ano VII

Ataque ao Prédio

segunda-feira mar 5, 2012

Ataque ao Prédio (Attack the Block, 2011), de Joe Cornish

Produção inglesa elogiada e repleta de qualidades, Ataque ao Prédio é apenas outra obra que acaba sendo atirada diretamente nas locadoras. A premissa do diretor e escritor Joe Cornish é levar para periferia londrina elementos rotineiros do cinema infanto-juvenil e de ação dos anos 80. A história sobre um bando de trombadinhas tentando sobreviver a uma invasão alienígena que ameaça o condomínio residencial onde vivem, traz lembranças de produções que se destacaram naquela década, como Goonies (Richard Donner, 1985), Criaturas (Stephen Herek, 1986) e Território Inimigo (Peter Manoogian, 1987), apenas para mencionar três exemplos que bombavam nos alugueis de fitas VHS, seladas ou não.

Diferente das superproduções americanas que o inspiraram, Cornish (que também é um dos roteiristas de As Aventuras de Tintin) procura trabalhar o aspecto social da trama, sem que se esqueça da ação e das reviravoltas esperadas. O grupo de cinco jovens marginais liderados por Moses (John Boyega), não transpira à primeira vista nenhuma simpatia. Não são os garotos pobres idealizados do cinema de sociólogos praticado no Brasil. O público terá a princípio, dificuldades em torcer para estes personagens, o que poderá mudar conforme o bom roteiro for se desenrolando. Demonstrando o mesmo companheirismo e o trabalho conjunto de quando praticam furtos, os protagonistas enfrentarão os aliens sem pestanejar. A real possibilidade de alguns dos heróis morrerem pelo caminho aumenta a tensão do filme.

O único personagem adulto que se revelará de alguma utilidade no combate aos invasores é a enfermeira Sam (Jodie Whitakker), originalmente vítima de Moses e sua trupe, enquanto que o nome mais famoso do elenco, Nick Frost (de Todo Mundo Quase Morto), no papel do traficante e eternamente chapado Ron, não será o porto seguro que se espera. Com exceção de Sam, os garotos não terão auxílio de nenhum outro adulto presente e durante a luta pela sobrevivência, ainda precisarão enfrentar um perigoso criminoso local que os persegue. Com uma abordagem familiar ao gênero e ao mesmo tempo diferente, Ataque ao Prédio também acerta na pulsante trilha sonora eletrônica e na concepção dos alienígenas, apresentados com um design que foge do padrão vigente e bons efeitos especiais usados na medida.

Leandro Cesar Caraça

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br