Ano VII

Mostra 2014

quinta-feira out 16, 2014

Imagem 16[2]

O Espírito da Colmeia, de Victor Erice

Chegamos à nossa quarta cobertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que, em sua 38º edição, traz à cidade uma seleção consideravelmente superior àquelas dos últimos anos.

Evidente que tal julgamento se dá mais pelos títulos que podemos de fato recomendar; ou seja, aqueles exibidos em sessões especiais ou nas retrospectivas. Se no evento anterior o destaque principal recaindo sobre a filmografia de Stanley Kubrick fazia com que sentíssemos um misto de entusiasmo e decepção, hoje o mesmo ocorre com Pedro Almodóvar: cineasta não sem relevância e talento, mas que lotaria o CineSesc durante algumas semanas independente de um grande evento para ressaltá-lo. De nossa parte, prestigiaremos seu conterrâneo, Victor Erice, cujo único filme facilmente disponível é o belíssimo O Espírito da Colmeia. Outras exibições imperdíveis incluem Los Angeles Por Ela Mesma, Anna, Falstaff e O Vento Nos Levará.

Já entre os contemporâneos, toda indicação nos parece por demais precoce: chancelas em outros festivais e consagrações em revistas estrangeiras significam menos e menos. Portanto, a sugestão ao leitor é acompanhar nosso quadro de cotações e nossos textos, alguns mais ligeiros, outros mais detalhados.

Sejam bem-vindos e boa leitura.

Bruno Cursini

Um rasgo negro na trama da realidade – Breves notas sobre o cinema de Víctor Erice, Por Guilherme Savioli

Filmes

Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria, 2014), de Olivier Assayas

Almas Negras (Anime Nere, 2014), de Francesco Munzi

Amor à Primeira Briga (Les Combattants, 2014), de Thomas Cailley

Ana Ana (2013), de Petr Lom e Corinne van Egeraat

Au Fil d’Ariane (2014), de Robert Guédiguian

Ausência (2014), de Chico Teixeira

Casa Grande (2014), de Fellipe Barbosa

Do Que Vem Antes (Mula sa Kung Ano ang Noon, 2014), de Lav Diaz

Dois Dias, Uma Noite (Deux jours, Une Nuit, 2014), Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne

Flores de Taipei: O Novo Cinema de Taiwan (Guangyin de Gushi: Taiwan Xin Dianying, 2014), de Chinlin Hsieh

Força Maior (Force Majeure, 2014), de Ruben Östlund

Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo (2014), de Bennett Miller

A História da Eternidade (2014), de Camilo Cavalcanti

O Idiota (Durak, 2014), de Yuriy Bykov

Jauja (2014), de Lisandro Alonso

A Moça e os Médicos (Tirez la Langue, Mademoiselle, 2013), de Axelle Ropert

As Noites Brancas do Carteiro (Belye Nochi Pochtalona Alekseya Tryapitsyna, 2014), de Andrei Konchalousky

Noites Brancas no Píer (Nuits Blanches Sur la Jetée, 2014) de Paul Vecchiali

Obra (2014), de Gregório Graziosi

O Pequeno Quinquin (P’Tit Quinquin, 2014), de Bruno Dumont

Permanência (2014), de Leonardo Lacca

A Professora do Jardim de Infância (Haganenet, 2014), de Nadav Lapid

Relatos Selvagens (Relatos Salvages, 2014), de Damián Szifrón

O Retorno de Antígona (Na Kathese Kai na Koitas, 2014) de Yorgos Servetas

Rhino Season (Fasle Kargadan, 2013), de Bahman Ghobadi

O Segredo das Águas (Fatatsume no Mado, 2014), de Naomi Kawase

Um Pombo Pousou num Galho Refletindo Sobre a Existência (En duva satt på en gren och funderade på tillvaron, 2014), de Roy Andersson

Winter Sleep (Kys Uykusu, 2014), Nuri Bilge Ceylan

———————————————————————————————-

Os Sete Samurais na Mostra SP 2014

Bruno Cursini Cesar Zamberlan Guilherme Savioli Heitor Augusto Leandro Caraça Leandro Schonfelder Sérgio Alpendre
Acima das Nuvens (Assayas)
Alentejo, Alentejo (Tréfaut)
Au Fil d’Ariane (Guédiguian)
Branco Sai. Preto Fica (Queirós)
Casa Grande (Barbosa)
Código Desconhecido (Haneke)
Dois Dias, Uma Noite (Dardennes)
Ela Volta na Quinta (Oliveira)
O Espírito da Colmeia (Erice)
Estrela Cadente (Miñarro)
Falstaff (Welles)
Força Maior (Östlund)
A Fraternidade é Vermelha (Kieslowski)
O Idiota (Bykov)
A Igualdade é Branca (Kieslowski)
Jauja (Alonso)
Lar Doce Lar (Nakamura)
A Liberdade é Azul (Kieslowski)
Los Angeles por Ela Mesma (Andersen)
Má Educação (Almodóvar)
As Maravilhas (Rohrwacher)
A Moça e os Médicos (Ropert)
As Noites Brancas do Carteiro (Konchalousky)
Noites Brancas no Píer (Vecchiali)
Paixão Mórbida (Nakamura)
A Pele Que Habito (Almodóvar)
Permanência (Lacca)
Um Pombo Pousou num Galho… (Andersson)
A Professora de Piano (Haneke)
Quando a Chuva Cai (Nakamura)
Quando os Animais Sonham (Arnby)
Queen and Country (Boorman)
Relatos Selvagens (Szifron)
O Segredo das Águas (Kawase)
O Sol de Marmelo (Erice)
O Sul (Erice)
O Velho do Restelo (Oliveira)
O Vento Nos Levará (Kiarostami)
A Vida Invisível (Gonçalves)
Winter Sleep (Ceylan)
Bruno Cursini Cesar Zamberlan Guilherme Savioli Heitor Augusto Leandro Caraça Leandro Schonfelder Sérgio Alpendre

 

  obra-prima
  excelente
  bom
  regular / interessante
  fraco
  ruim / péssimo

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br