Ano VII

Tudo junto e misturado

domingo nov 27, 2011

 

Luna Park, Sydney, Austrália

Texto e fotos: Marco Estrella

 

Fugir do óbvio? Impossível neste caso. Para começar tenho a difícil tarefa de falar sobre mim, me apresentar e delimitar as trilhas ilimitadas dos meus textos. Só me resta respirar fundo e mãos à obra…

Sou economista formado pela Universidade Mackenzie, e não tinha o que reclamar da minha carreira quando resolvi largar tudo para conhecer o mundo e promover uma “distância insegura” da rotina – hábitos me impediam de analisar o rumo que minha vida tomava. Acordei tarde para descobrir uma nova carreira: a de fotógrafo; e por sincronicidade, acaso ou destino, surgiu a oportunidade de contar estas experiências em uma série do Jornal Hoje, chamada “Intercâmbio.com”, na TV Globo. Essa mudança me fez descobrir o que eu queria desta vida: ser uma fusão de fotógrafo, jornalista, blogueiro e artista – “tudo junto e misturado”.

O mais irônico disso tudo é que a primeira faculdade que frequentei foi a de Jornalismo. Uma viagem veloz de dois meses antes de ser contaminado pela vontade de sair por aí conhecendo cidades e países: fui em direção à ilha da magia, Florianópolis, para fazer História. Três anos de faculdade e percebi que não seria um bom professor, faltava didática e transbordava parcialidade, além da ausência de motivação pelos péssimos salários dos professores no Brasil.

Voltei para São Paulo, enfrentei um novo vestibular, concluí a faculdade de Economia e me entreguei ao capital; mas o desejo de viajar permaneceu como um vírus, uma doença tropical que nunca mais vai sair de mim, circulando dia e noite em meu sangue. Assim troquei o escritório com vista para o rio Pinheiros em São Paulo por vistas mais amplas. Parti para minha primeira temporada fora das fronteiras tupiniquins: seis meses em Londres, mochilão por sete países, 14 cidades e agora “Austrália – Sydney”; e é só o começo. Quero outras temporadas em diversos pontos, cidades, regiões deste planeta.

Tudo junto e misturado mesmo, a ideia desta coluna é escrever sobre as experiências de viver mundo afora, destacando

Greenwich Park, Londres

características dos lugares que passo, contando histórias interessantes, com pinceladas de cultura local, aspectos do cotidiano, enfatizando similaridades e diferenças com o Brasil. Uma maneira mais leve, sonhadora e gentil de ver a vida: uma espécie de diário de bordo, com as fotografias servindo para congelar instantes felizes, marcar definitivamente momentos tristes e validar histórias.

 

Circulando pelo mundo.

 

* * *

Marco Estrella é fotógrafo, escritor, amigo de muitos amigos e vai passar o Réveillon na Tasmânia.

Fale com ele: estrella.marco@gmail.com

E leia o blog: www.circulando.tur.br 

 

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br