Ano VII

The Wind Rises

segunda-feira nov 11, 2013

The Wind Rises (Kaze Tachinu, 2013), de Hayao Miyazaki

Para encerrar a carreira como diretor de animação, Hayao Miyazaki escolheu um tema delicado, que deve destruir as chances do desenho no mercado estrangeiro. A história de Jiro Horikoshi, o engenheiro que desenvolveu o avião modelo Zero Fighter (um dos mais eficazes durante a 2ª Guerra Mundial) se mistura com a obra The Wind Has Risen, do escritor Tatsuo Hori, e que serve como base para boa parte da narrativa. Miyazaki fez uma obra destinada para um público adulto e com uma proposta pacifista, mas que nunca esconde a contradição que toma conta do protagonista. O seu sonho de infância será mais tarde distorcido em uma arma de morte e destruição. The Wind Rises evita polêmicas, embora a mensagem de que o Japão seguirá por um caminho errado esteja presente.

A paixão de Miyazaki por aviões foi mostrada em várias de suas obras, em especial na animação Porco Rosso de 1992, sobre um piloto veterano da 1ª Guerra Mundial (e com feições de suíno) na Itália dos anos iniciais do fascismo. Diferente dos outros filmes, The Wind Rises separa o lado fantástico do lado mundano, reservando o primeiro somente para os sonhos de Jiro, quando ele conhece e recebe conselhos de Giovanni Caproni, pioneiro construtor da aviação italiana e outros dos heróis de Miyazaki. De resto, o filme centra fogo no sonho de Jiro em construir uma nave com aerodinâmica inovadora e em sua relação com a jovem Nahoko, que mais tarde desenvolverá tuberculose (tema do livro de Tatsuo Hori, que também sofreu com a doença).

Como de costume nas produções do estúdio Ghibli, a beleza dos traços prova outra vez mais que a animação em computação ainda vai demorar séculos para alcançar a qualidade da animação tradicional. A trilha de Joe Hisaishi tem um quê de Nino Rota, e aumenta o teor nostálgico de uma obra agridoce, seja pelo seu tema que contrapõe a vontade de fazer sonhos virarem realidade com a incontornável transformação deles em pesadelos, ou por ser a despedida de um dos últimos gênios da animação ainda em atividade.

Leandro Cesar Caraça

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br