Ano VII

BLOCKBUSTERS

sábado dez 15, 2012

BLOCKBUSTERS

Escrever a respeito dos equivalentes nacionais da Retomada aos milionários blockbusters feitos em Hollywood é escrever sobre as produções da Globo Filmes, da Conspiração Filmes, da O2 Filmes, da Downtown Filmes, das assinadas por Luiz Carlos Barreto ou por Joaquim Vaz de Carvalho para Sergio Rezende. Acrescidas de dinheiro público através de editais, são obras caras que se valem de um esquema de distribuição e marketing muito acima da média do cinema brasileiro. Poucas foram as tentativas fora desse clubinho, como o recente 2 Coelhos ou a volta de Zé de Caixão em A Encarnação do Demônio.

Após o desmantelamento da Embrafilme no governo Collor, Carlota Joaquina – Princesa do Brasil (Carla Camurati, 1995) foi o ponto de partida para uma geração de brasileiros dizer que se orgulhava do cinema praticado por aqui, mesmo que no ano anterior Sergio Rezende já tivesse iniciado a sua missão de ensinar ao público a história do país, com Lamarca. Ao sucesso de Carlota Joaquina seguiu-se a inesperada indicação de O Quatrilho (Fábio Barreto, 1995) para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, marcando o retorno de Luiz Carlos Barreto (aqui produtor executivo) depois de alguns anos parado.

A eventual derrota não foi capaz de diminuir o ímpeto de Barretão, que dois anos depois, retornou com O Que É Isso Companheiro?, sob a direção de seu filho, Bruno Barreto. O filme também foi indicado para o Oscar, mas novamente o clã fracassou em ser premiado. Nos anos seguintes, Barretão prosseguiu produzindo filmes de seus dois filhos, mas sem muito sucesso financeiro ou artístico. Bruno foi o responsável por Bossa Nova (2000), estrelado por sua então esposa Amy Irving; enquanto Fábio dirigiu Bela Donna (1998) e A Paixão de Jacobina (2002). O último filme em que Luiz Carlos Barreto esteve envolvido foi O Homem que Desafiou o Diabo (Moacyr Góes, 2007).

Continuando a busca pelo Santo Graal do cinema, a Sony Pictures Classics conseguiu emplacar indicações para o Oscar de Melhor Filme e de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro em Central do Brasil (Walter Salles, 1998). Esse foi o mais perto que chegamos da almejada estatueta dourada – mesmo que esta seja uma coprodução com a França. Mas o ufanismo brasileiro, que então transformara a cerimônia do Oscar em uma final de Copa do Mundo não foi saciado. Roberto Benigni nos deixou a ver navios. E ganhou o ódio mortal de críticos e formadores de opinião desde aquela fatídica noite. A partir daí, ficou claro que apostar em filmes brasileiros no Oscar era como apostar em cavalo paraguaio, mesmo que tivéssemos Harvey Weinstein – o cabeça da produtora e distribuidora Miramax – mexendo os pauzinhos.

Ao menos Central do Brasil terminou com o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, e Walter Salles se afirmou ainda mais como o genro que todo crítico com filha solteira gostaria de ter. Sua carreira internacional é vista como uma consolidação do nosso audiovisual, ainda que o resultado prático nunca tenha sido mais do que obra mediana atrás da outra. Comoção superior só foi vista em 2002, com Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, uma produção da O2 Filmes de Meirelles. Indicado para quatro oscars (incluindo de Melhor Direção), também deixou a equipe de mãos abanando, mas se tornou o maior sucesso internacional da história do cinema brasileiro. Assim como aconteceu com Walter Salles, uma carreira no exterior foi o prêmio dado para Meirelles. E filmes mais fracos também se seguiram nesse caso.

De filmes medíocres ficaram marcados os blockbusters, assim como boa parte da retomada, essa designação oportunista que trata como herói qualquer um que se aventurou a praticar cinema depois da metade dos anos 1990. Uma porcentagem pequena de filmes se salvou, na maioria assinados por veteranos (Bressane, Reichenbach, Saraceni, Sganzerla, Tonacci, etc).

No que se refere aos blockbusters, a contabilidade é mais aterradora. Quase nada aproveitável surgiu desde que Carla Camurati levou as plateias de volta ao cinema e deixou os historiadores de cabelo em pé. Sobre ela podemos dizer que nunca conseguiu repetir o enorme êxito comercial de Carlota Joaquina, mesmo quando trabalhou em parceria com a Globo Filmes em Irma Vap – O Retorno (2006), versão para cinema da famosa peça teatral. Camurati também tentou apelar para o saudosismo carioca em Copacabana (2001), sem muito sucesso. Arnaldo Jabor usou do mesmo artifício e do mesmo Marco Nanini, em seu retorno ao cinema com o nostálgico A Suprema Felicidade (2010), patético pastiche felliniano. Mostrou que talvez devesse ter continuado apenas com as crônicas reacionárias que escreve para os noticiários da Globo.

Em matéria de fracasso retumbante, porém, nada supera A Encarnação do Demônio (2008), o retorno de José Mojica Marins e do seu personagem Zé do Caixão, ao custo de 1,8 milhão de reais. Mojica contou com a ajuda dos talentosos Paulo Sacramento (de O Prisioneiro da Grade de Ferro) e Dennison Ramalho (dos curtas Amor Só de Mãe e Ninjas), mas o trio não foi capaz de traduzir para as novas gerações o personagem de Zé do Caixão – o que resultou na maior decepção financeira de toda a Retomada. O que apareceu nas telas foi uma amálgama do que o papa-defunto se tornou dentro do imaginário popular, não faltando nem mesmo uma cena com Mojica em um parque de diversões. Foram mais felizes ao nos lembrar que Zé do Caixão havia sido um precursor do torture porn nos anos 1960. Pena que as cenas violentas levaram alguns críticos preconceituosos e outros sem muita informação a torcer o nariz. No saldo final, acabou sendo um bom longa, com partes melhores do que o todo.

Além de Salles e Meirelles, outros cineastas com um pé aqui e o outro lá fora, contribuíram para os blockbusters brazucas. Um deles

foi Andrucha Waddington, cabeça da Conspiração Filmes e integrante da alta aristocracia do cinema nacional (afinal é genro de Fernanda Montenegro e esposo de Fernanda Torres). Depois da boa repercussão e das premiações de Eu, Tu, Eles (2000), Andrucha se reuniu com esposa e sogra para realizar o vazio Casa de Areia (2005). Viajando para a Espanha, assinou Lope (2010), sobre a vida de Lope de Vega, dramaturgo do século XVI. A coprodução Brasil-Espanha era tida como a representante certa para o Oscar, mas a Academia Espanhola de Cinema achou melhor indicar uma película realizada por um diretor local. De volta ao Brasil, Waddington tratou logo de fazer uma produção mais comercial. Lançado recentemente, Os Penetras (2012) segue a mesmíssima linha das comédias cariocas bobas da Globo Filmes, que ainda servem como parâmetro no gênero.

Heitor Dhalia e Vicente Amorim também alçaram vôos estrangeiros após seus primeiros trabalhos. Dhalia não demonstou nenhum talento em especial, mas depois de escalar o astro francês Vincent Cassel em À Deriva (da O2 Filmes), acabou indo parar em 12 Horas (Gone, 2012), um patético thriller de suspense estadunidense (que mesmo assim, se mantém como o melhor filme do cineasta). Vicente Amorim estreou em longas sob os cuidados de Luiz Carlos Barreto em O Caminho das Nuvens (2003) para depois dirigir o insosso Um Homem Bom (Good, 2008), uma coprodução anglo-germânica, que vale apenas pela atuação mais do que correta de Viggo Mortensen. Recentemente, realizou Corações Sujos (2011), baseado no livro de Fernando Morais. Mas tudo que Amorim acabou provando, uma vez mais, é que um drama de época bem feito é algo difícil de conseguir, ainda mais quando feito por cineastas brasileiros desta geração.

Sergio Rezende foi outro nome importante na Retomada, com o projeto de levar às telas diversas personalidades históricas. O que começou modesto com Lamarca (1994) chegou à beira do ridículo com Guerra de Canudos (1997) e Mauá – O Imperador e o Rei (1999), obras que abusam de um academicismo careta e de uma narrativa popularesca. Rezende nos apresenta a uma cartilha escolar sem qualquer problematização, que nada fica a dever a produções apedrejadas da Boca do Lixo como Independência ou Morte (Carlos Coimbra, 1972) ou O Caçador de Esmeraldas (Osvaldo de Oliveira, 1979). Com a Globo Filmes, Rezende mexeu no vespeiro dos assassinatos políticos do regime militar em Zuzu Angel (2006) e abordou o crime organizado em Salve Geral (2009). Para nossa sorte, por ora ele se mantém quieto. Outras produções na mesma linha foram realizadas, igualmente desastrosas, como Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (Zelito Viana, 2000) e Olga (Jayme Monjardim, 2004).

Principal símbolo da produção cinematográfica no Brasil, a Globo Filmes tratou logo de transpor para a tela grande toda sua linguagem e arsenal televisivo. Profissionais renomados da Rede Globo, como Daniel Filho e Guel Arraes, foram responsáveis por grandes sucessos de bilheteria. Uma das figuras mais importantes da história da Rede Globo, Daniel Filho voltou a brincar de cinema, seja como produtor ou diretor. Conseguiu um estrondoso sucesso assinando a comédia Se Eu Fosse Você (2006), e depois a continuação (de 2009), que vendeu mais de cinco milhões de ingressos, ocupando hoje a segunda posição das maiores bilheterias da Retomada. Quanto a Guel Arraes, que renovou a comédia televisiva nos anos 1980 (com o seriado Armação Ilimitada e o humorístico TV Pirata), ele fez uma boa adaptação de O Auto da Compadecida, lançada nos cinemas em 2000, e depois em versão estendida na TV em forma de minissérie. O seu filme seguinte, o simpático Lisbela e o Prisioneiro (2003), também obteve um bom público. Pena que em outras produções como Caramuru – A Invenção do Brasil (2001) e O Bem Amado (2010) – versão da novela de Dias Gomes – Arraes não se mostrou capaz de provocar nem mesmo sorrisos amarelos.

Com a ajuda da Globo Filmes (e através de dinheiro público), cineastas estabelecidos tiveram a oportunidade de fazer mais filmes. O argentino Hector Babenco conseguiu com Carandiru (2003) uma das maiores bilheterias da Retomada, mas que está longe de ser o melhor dele. Depois de quebrar a cara em Hollywood com a comédia romântica Voando Alto (2003), Bruno Barreto manteve o seu nível habitual com os esquecíveis O Casamento de Romeu e Julieta (2005), Caixa Dois (2007) e Última Parada 174 (2008). Carlos Diegues vem descendo a ladeira desde Tieta do Agreste (1996), uma coprodução entre Brasil, França e Reino Unido – e sem a presença da Globo Filmes. Depois de Orfeu (1999), Deus é Brasileiro (2003) e O Maior Amor do Mundo (2006) fica difícil imaginar que ele possa soltar coisas ainda piores. E Walter Lima Jr. decepcionou tremendamente com Os Desafinados (2008).

Apostando alto em comédias estreladas por atores e atrizes de novelas e seriados cômicos, a Globo Filmes deu início a uma interminável linha de filmes despretensiosos, que alguns chamaram de Globo Chanchada, numa tentativa de criar um elo com as velhas chanchadas, assim como lembrar as pessoas das pornochanchadass. A Globo Filmes abasteceu as salas de cinema com coisas grotescas como A Guerra dos Rocha (Jorge Fernando, 2008), De Pernas pro Ar (Roberto Santucci, 2010) e Até que a Sorte nos Separe (Roberto Santucci, 2012). Perto delas, produções cheias de problemas como Billi Pig (José Eduardo Belmonte, 2012) até podem se passar por bons filmes. Existe ainda o cuidado de evitar qualquer nudez, mesmo que o roteiro deixe brechas para tanto. Afinal, o público se mostra mais conservador do que nas décadas anteriores, e a Rede Globo quer evitar qualquer associação com as picantes produções da Boca do Lixo paulista e do Beco da Fome carioca.

Mesmo que as comédias bobas tenham sido o carro-chefe nos últimos anos, a Globo Filmes investiu pesado em filmes infantis estrelados por Renato Aragão e Xuxa Meneghel, e eu não perderei meu tempo citando nenhum deles aqui. A Retomada também trouxe outras tentativas de um cinema para crianças, como Os Porralokinhas (Lui Farias, 2007) e Eu e Meu Guarda-Chuva (Toni Vanzolini, 2010), sem muitos resultados práticos. Cao Hamburger destruiu sua melhor criação com o mal planejado Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme (1999). Nos dois filmes do Menino Maluquinho – o primeiro, de Helvécio Ratton, que data de 1994, e o segundo, de Fernando Meirelles e Fabrizia Pinto, de 1998 – a ideia dos realizadores é de que apenas uma panela na cabeça do ator-mirim é o suficiente para transformá-lo da criação de Ziraldo. Surpresa veio com a saga da indiazinha Tainá em dois filmes: Tainá – Uma Aventura na Amazônia (Sérgio Bloch e Tania Lamarca, 2001) e Tainá 2 – A Aventura Continua (Mauro Lima, 2004), exceções à máxima de que brasileiro não quer ver filme de índio. Lição não aprendida por Cao Hamburger e todos aqueles que esperaram alguma compensação financeira com Xingu (2012), orçado em 14 milhões de reais.

Outra vertente explorada em alguns filmes foi a da temática religiosa. Fábio Barreto no já citado A Paixão de Jacobina, mostrou Letícia Spiller como uma filha de imigrantes alemães no século XIX, que enxerga aparições divinas e supostamente opera milagres. Padre Marcelo Rossi marcou presença em Maria, a Mãe do Filho de Deus (Moacyr Góes, 2003) e Tizuka Yamazaki cometeu um crime hediondo chamado Aparecida – O Milagre (2010), enquanto os espíritas fizeram a festa com Chico Xavier (Daniel Filho, 2010) e Nosso Lar (Wagner de Assis, 2010), entre outros. Tanto o primeiro filme, correto, com algumas poucas passagens constrangedoras, quanto o segundo, uma quase ficção científica, estão entre as dez grandes bilheterias da Retomada.

Assunto também querido entre os brasileiros, o futebol continuou a ser maltratado no cinema. Ugo Giorgetti saiu-se muito bem com

Boleiros – Era uma vez o Futebol … (1998) e errou a mão com Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos (2006), dois filmes lançados para aproveitar a época de Copa do Mundo da FIFA. O esporte nacional também aparece em O Casamento de Romeu e Julieta de Carlos Diegues – talvez o mais elitista de todos os filmes de temática futebolística já feitos aqui no Brasil – e no bem produzido, e insosso, Heleno (José Henrique Fonseca, 2011), sobre a vida de Heleno de Freitas, o grande ídolo do Botafogo.

O gênero policial, uma parte bastante importante da nossa filmografia, teve vários representantes dentro da retomada. Após o sucesso de Cidade de Deus, tivemos outros filmes dispostos a atualizar esse estilo dentro de uma linguagem moderna – quase sempre associada à publicidade ou televisão. Entre os tiros que saíram pela culatra estão Bellini e a Esfinge (Roberto Santucci, 2002), O Homem do Ano (José Henrique Fonseca, 2003), o citado Salve Geral de Sergio Rezende, 400 contra 1 – A História do Comando Vermelho (Caco Souza, 2010), sem contar os mais do que risíveis Federal (Erik de Castro, 2010) e Segurança Nacional (Roberto Carminati, 2010). Recentemente, novas tentativas mal sucedidas, como Boca (Flavio Frederico, 2012) e 2 Coelhos (Afonso Poyart, 2012), uma colagem de clipes e vinhetas disfarçada de cinema, que e deixa a suspeita de que o diretor ainda se deslumbra com o cinema de perfumaria de Guy Ritchie e de Joe Carnahan. Levantando polêmica e ganhando críticas de vários setores da mídia, José Padilha, responsável pelo díptico Tropa de Elite (2007) e Tropa de Elite 2 – Agora o Inimigo é Outro (2010), se tornou um dos grandes realizados brasileiros atuais. A urgência e a qualidade dos dois filmes se traduziram em fenômenos de bilheteria, com Tropa de Elite 2 ocupando o posto máximo, não apenas da Retomada, mas de toda a história do cinema nacional com mais de 100 milhões de reais arrecadados.

Uma boa saída para os produtores foram as cinebiografias de personalidades bastante conhecidas. Ainda que o fracasso de Lula, o Filho do Brasil (Fábio Barreto e Marcelo Santiago, 2009) tenha colocado a fórmula em risco, Breno Silveira atingiu o público em cheio com 2 Filhos De Francisco – A História De Zezé Di Camargo & Luciano (2005) e Gonzaga: De Pai Para Filho (2012).  Em um mercado viciado no qual cineastas novos aparecem e saem de cena sem tentar criar qualquer coerência na obra, o ex-diretor de fotografa Silveira, aparece com uma proposta de resgatar o antigo cinema popular.

Adaptações de obras literárias consagradas não representaram muita coisa durante a Retomada, ainda que Paulo José emprestasse seu talento e carisma para as bobagens Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (Paulo Thiago, 1998) – que veio na cola do nacionalismo revisitado de Sergio Rezende e Carla Camurati – e Quincas Berro D’Água (Sérgio Machado, 2010). Delitos inafiançáveis foram Dom (Moacyr Góes, 2003), versão moderna para Dom Casmurro de Machado de Assis, e O Coronel e o Lobisomem (Maurício Farias, 2005). Destoando do resto, O Xangô de Baker Street (2001), baseado no livro de Jô Soares, foi uma grata surpresa. Trazendo a volta de Miguel Faria Jr. na direção, e com uma acertada escolha de Joaquim de Almeida no papel de Sherlock Holmes, o filme é um raríssimo acerto dentro do cinema de gênero na atual conjuntura.

Houve uma tentativa, pelo menos interessante no papel, de um filme de artes marciais com temática brasileira. O longa Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009) ousou unir produção de época com lutas de capoeira, misturando ainda elementos de candomblé. As únicas experiência do gênero feitas no país, até onde possa me lembrar, foram o aparentemente perdido O Judoca (Marcelo Mota, 1973) e o satírico Kung Fu Contra as Bonecas (Adriano Stuart, 1975). A decisão de trazer um técnico chinês para ajudar na feitura das sequências de combate foi acertada, pena que nada no filme funcione, da narrativa às cenas de ação. Após décadas enfurnado dentro do mercado publicitário, Tikhomiroff acabou por realizar uma das mais desastrosas produções da Retomada.

Dois recentes sucessos da Retomada merecem um especial destaque. Bruna Surfistinha (Marcos Baldini, 2011) trouxe de volta peitos e bundas para o cinema nacional das massas, ainda que embrulhado no discurso da jovem adolescente rebelde que só é capaz de encontrar a si mesma depois de rodar muita bolsinha. Talvez seja o primeiro caso de filme de puta feito para a família brasileira, o que em muito ajuda a presença de Deborah Secco, apesar de seu papel ter sido mal escrito. De qualquer forma, tratou-se de um desafio menor do que aqueles enfrentados por atrizes como Aldine Muller e Helena Ramos em um passado que muitos preferem ignorar.

A última menção vai para Selton Mello e seu O Palhaço (2012), uma perfeita combinação entre um cinema verdadeiramente popular e as pretensões artísticas do diretor/ator, e que nunca perde seu público de vista, nem o trata com desrespeito. O retorno dos espectadores, desta vez, parece ter se dado mais por motivos de qualidade.

Leandro Cesar Caraça

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br