Ano VII

36ª Mostra SP

sexta-feira out 19, 2012

 

Na primeira edição da Interlúdio, incluímos uma cobertura da 35ª Mostra. Lançada vinte dias após o termino de tal edição, continha alguns textos sobre o que mais nos chamou a atenção na programação, ou seja, principalmente Elia Kazan, mas também alguns filmes recentes.

Portanto, esta é a primeira edição da Mostra que a Interlúdio acompanha no ar, a primeira com textos sendo escritos durante a programação oficial, da mesma maneira que cobrimos, neste ano, outros festivais brasileiros (Mostra de Tiradentes, CineOP, CinePE, Olhar de Cinema, Festival do Rio e alguns outros).

A proposta de cobertura é simples. Temos um diário, feito ora por mim, ora por Bruno Cursini, que não é bem um diário regular, com nosso dia na mostra exatamente como aconteceu, mas um relato do que conseguimos ver, do que nos empolga mais e de algumas impressões gerais desta 36ª Mostra.

A proposta não é encerrar as possibilidades de leitura de um filme (algo que, por sinal, nenhuma crítica consegue), mas compartilhar com o leitor o que o filme nos disse, de maneira leve, ligeira, mantendo o mesmo pique da correria de uma sala para outra, durante o dia-a-dia da Mostra.

Além do diário, teremos também alguns textos críticos sobre filmes mais importantes, mantendo sempre em vista a impossibilidade de se esgotar o filme e de elaborar algo mais denso durante o evento (nada impede que exista algo mais denso posteriormente).

Feitas as necessárias considerações, vamos em frente.

Sérgio Alpendre

 

Diário da Mostra

 

Parte 1: Algumas sugestões

Parte 2: Dois tapa-buracos: A Feiticeira da Guerra e Mosquita e Mary

Parte 3: Malaventura, Alpes e revisões de Tarkovski

Parte 4: Mais do mesmo, versão Abroad: Além do Horizonte e Quatro Sóis

Parte 5: A Cara Que Mereces, Por Enquanto, Antiviral, Ballet Aquatique

Parte 6: O Gebo e a Sombra, O Resto do Mundo e revisões de Shibuya

Parte 7: Além das Montanhas no meio dos clássicos

Parte 8: Dois franceses: 38 Testemunhas e Imperdoável

Parte 9: Cinema frio: Abendland, Barbara

Parte 10: Veteranos em ação: A Bela Que Dorme, La Noche de Enfrente, Gebo

Parte 11: Sobre automóveis e outras jaulas: L e Postcards from the Zoo

Parte 12: Mundo Invisível, Lawrence da Arábia, Walk Away Renée

Parte 13: O que sobrou da 36ª Mostra

 

Artigos

 

O Cinema de Miguel Gomes: cada filme é um filme, ó páPor Heitor Augusto

Raros Sonhos Flutuantes e o fim da carreira de Eizo Sugawa – Por Sérgio Alpendre

Algumas palavras sobre Minoru Shibuya – Por Sérgio Alpendre

Comentários sobre a produção documental de Sergei Loznitsa – Por Cesar Zamberlan

Balanço da Competição Novos Diretores – Brasil – Por Heitor Augusto

 

Filmes

 

38 Testemunhas (38 Témoins, 2012), de Lucas Belvaux

Abendland (2011), Nikolaus Geyrhalter

Além das Montanhas (Dupa Dealuri, 2012), de Cristian Mungiu

Antiviral (2011), de Brandon Cronenberg

Après Mai (2012), de Olivier Assayas

A Bela Que Dorme (Bella Addormentata, 2012), de Marco Bellocchio

A Caça (Jagten, 2012), de Thomas Vinterberg

Cine Holliúdy (2012), de Halder Gomes

Entre o Amor e a Paixão (Take This Waltz, 2011), de Sarah Polley

Estudante (Student, 2012), de Darezhan Omirbayev

Formentera (2012), de Ann-Krintin Reyels

O Gebo e a Sombra (2012), de Manoel de Oliveira

Hemel (2012), de Sacha Polak

Ingrid Caven: Música e Voz (Ingrid Caven, Musique et Voix, 2012), de Bertrand Bonello

Jovens de Pequim (You-Zhong, 2012), de Zhang Yuan

Laurence Anyways (2012), de Xavier Dolan

La Noche de Enfrente (2012), de Raul Ruiz

O Que Se Move (2012), de Caetano Gotardo

Outrage: Beyond (Autoreiji: Biyondo, 2012), de Takeshi Kitano

Perder a Razão (À Perdre la Raison, 2012), de Joachim Lafosse

Por Enquanto (Meanwhile, 2011), de Hal Hartley

Sobre o Céu Rosa (Momoiro Sora Wo, 2012), de Keiichi Kobayashi

O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho

Tabu (2012), de Miguel Gomes

Um Alguém Apaixonado (Like Someone in Love, 2012), de Abbas Kiarostami

Os Visitantes (Die Besucher, 2012), de Constanze Knoche

 

————————————————————————

Os Sete Samurais na Mostra SP

 

  Bruno Cursini Cesar Zamberlan Guilherme Martins Heitor Augusto Gilberto Silva Jr. Leandro Schonfelder Sérgio Alpendre
25/11: O Dia em Que Mishima… (Wakamatsu)      
38 Testemunhas (Belvaux)        
Abendland (Geyrhalter)          
Além das Montanhas (Mungiu)        
Alma Corsária (Reichenbach)
Alpes (Lanthimos)          
Antiviral (B. Cronenberg)        
Après Mai (Assayas)    
Barbara (Petzold)      
A Bela Que Dorme (Bellocchio)
A Cara que Mereces (Gomes)  
Estudante (Omirbayev)          
O Gebo e a Sombra (Oliveira)
Imperdoável (Téchiné)        
Mystery (Lou Ye)          
Na Neblina (Loznitsa)        
La Noche de Enfrente (Ruiz)  
Outrage: Beyond (Kitano)        
Os Passarinhos (Shibuya)          
Por Enquanto (Hartley)        
O Que Se Move (Gotardo)        
Raros Sonhos Flutuantes (Sugawa)  
O Rio (Hiroki)          
Os Selvagens (Fadel)          
O Som ao Redor (Mendonça Filho)    
Super Nada (Rewald)          
Tabu (Gomes)
Um Alguém Apaixonado (Kiarostami)    
Walk Away Renée (Caouette)        

 

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br