Ano VII

Stephen Malkmus

segunda-feira nov 28, 2011

Stephen Malkmus and the Jicks – Mirror Traffic (2011)

O melhor disco da carreira de Stephen Malkmus é Pig Lib, o segundo lançado após sua saída do Pavement. Ali a mistura de prog, indie, americana e pop soou melhor do que nunca. Foi também o momento de maior ousadia, que mais se arriscou a perder fãs (ainda que tenha sido um risco pequeno). Conheço alguns fãs de Pavement que consideram Pig Lib bom, mas também o pior disco com Malkmus, contrariando o início desta resenha, e ao mesmo tempo comprovando que estou certo na segunda afirmação. Fãs são radicais. Não querem muitas aventuras, tendem a se contentar com o mais do mesmo.

É o que Mirror Traffic, de certa forma, oferece: material para deleite dos fãs. O disco tem seus momentos. Sobretudo quando Malkmus dá vazão a seu pendor melódico. É quando sua música atinge picos poucas vezes alcançados por grupos de sua geração. “Brain Gallop” é um belo exemplo de como a conjunção feliz de uma boa melodia com um arranjo simples pode encantar.

Existem outros pontos altos no disco, seguindo a média sempre alta do compositor, cantor, darling dos indies: “Asking Price” é muito bonita, com sua melodia melancólica; “Spazz” é um arroubo hard/free-jazz que lembra os melhores momentos de Pig Lib; e “Gorgeous George” é o encerramento perfeito para que o disco pareça ainda melhor do que realmente é.

Sérgio Alpendre

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br