Ano VII

Uma Janela Para o Amor

segunda-feira jul 9, 2012

Uma Janela para o Amor (A Room with a View, 1985), de James Ivory

Uma Janela para o Amor é o título brasileiro para A Room with a View, realizado por James Ivory e produzido por Ismail Merchant, os mesmos responsáveis por O Retorno a Howard’s End (1992) e Vestígios do Dia (1993). Se, como é praxe em nossas versões, o nome visa evidenciar a mensagem do original, ao menos aqui ele é bastante adequado, uma vez que este filme de 1985 é sobre exatamente isso: a possibilidade de uma fresta em meio aos costumes e cerimônias de uma sociedade fortemente hierárquica, no caso, a inglesa, do começo do século 20.

No enredo, primeiramente conhecemos a britânica Lucy (Helena Bonham Carter), uma jovem rica em passeio por Florença. Em sua companhia, para não permitir que a inexperiência da garota a possibilite de cometer qualquer bobagem, a simpática mas antiquada Charlotte (Maggie Smith). É aí que entra outra dupla: Mr. Emerson (Denholm Elliott) e George (Julian Sands), pai e filho, respectivamente.

São eles que irão permitir a Lucy desviar-se um pouco do protocolo sob o qual ela operava, e é também através destes dois que Ivory conseguirá arejar sua própria condução, tornando agradavelmente leve uma história que poderia facilmente surgir burocrática e aborrecida.

É bom ver como até mesmo o fato da obra carregar esta pecha de ser uma adaptação literária de uma narrativa de época parece impulsionar o cineasta, vide o seu crescentemente irônico uso de intertítulos ou a farsesca interpretação de Daniel Day-Lewis como Cecil Vyse, o apalermado intelectual que deseja casar-se com Lucy – fosse feito um remake do filme, uma ideia seria substitui-lo por Sacha Baron Cohen, tamanha canastrice do personagem.

Bruno Cursini

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br