Ano VII

Rocketman

sábado jun 22, 2019

roketman

Rocketman (2019), de Dexter Fletcher

Com figurino extravagante – incluindo uma touca cor de abóbora da qual brotam dois chifres – Elton John (Taron Egerton) adentra uma sala onde acontece uma reunião que parece ser de dependentes químicos. Logo, ele estará sentado, expondo-se para aquele grupo, falando/cantando sobre a infância, os conflitos precoces com os pais, a onipresença da música em sua vida. Esta sequência de abertura oferece a senha para duas percepções sobre Rocketman, filme dirigido por Dexter Fletcher com roteiro de Lee Hall.

A primeira delas: antes de ser uma cinebiografia típica, que se propõe a contar a história de um personagem, a sessão de psicoterapia sugere que o longa é um mergulho na mente do cantor e compositor inglês. E a segunda: Rocketman é um musical inequívoco, desses em que os personagens se põem a cantar no meio da cena, substituindo diálogos falados por trechos cantados, e é estranho que o filme não seja apresentado como tal.

Com a estratégia de se propor como um mosaico de lembranças do personagem principal, Rocketman se coloca a salvo de um tipo de crítica recorrente nas cinebiografias: a falta de verossimilhança. Recurso habitual, as licenças históricas em filmes desse tipo eventualmente mudam a ordem de acontecimentos, omitem outros, ignoram personagens, criam um mal-estar em quem conhece a história real e acabam abrindo flancos para críticas.

Foi o que aconteceu, recentemente, com Bohemian Rhapsody, sobre a banda Queen e, mais que isso, sobre seu vocalista Freddie Mercury. Por serem contemporâneos, por tratarem da vida de astros do pop rock dos anos 1970/1980 e por terem, afinal, o mesmo diretor, os filmes sobre Elton John e o Queen deverão permanecer muito tempo indissociáveis. No entanto, é quase inacreditável que os dois filmes sejam assinados pelo mesmo diretor.

Dexter Fletcher consta na ficha técnica de Bohemian Rhapsody como produtor, mas ele de fato assumiu a direção do filme depois que Bryan Singer, o diretor original, foi afastado. Consta que Fletcher, ao receber a nova função, optou por filmar logo a sequência final, que reproduz a célebre apresentação do Queen no “Live Aid”. Exercício obstinado de reprodução do show realizado no estádio de Wembley, a sequência é um respiro de fluidez em um filme que submeteu a audiência a sequências retalhadas em cortes frenéticos injustificáveis (detratores do Oscar sempre poderão usar o prêmio de Montagem para Bohemian Rhapsody como contra-argumento sobre a premiação).

Rocketman aposta justamente no contrário dessa concepção ultra recortada, investindo em muitos planos longos, eventuais planos sequência que não apenas permitem observar os movimentos de câmera dentro das cenas como se prestam adequadamente ao espírito de musical do filme. Esse escrutínio constante da câmera pelos ambientes ajuda a criar a sensação de um passeio onírico pelo universo de Elton John e dos personagens que povoaram sua vida.

Se alguns deles surgem cheios de ternura e assumem o papel de esteio emocional do jovem Reginald Dwight, nome de registro do cantor, outros não economizam em tirania e conflito. Da primeira cepa, a avó Ivy (Gemma Jones), seu principal suporte psicológico na infância, e o amigo e parceiro Bernie Taupin (Jamie Bell). Da segunda, os pais Sheila (Bryce Dallas Howard) e Stanley Dwight (Steven Mackintosh), além do ex-empresário e ex-namorado John Reid (Richard Madden).

E o maniqueísmo explícito dessa divisão, criando personagens que muitas vezes soam caricatos, também se beneficia da premissa do filme. Aquilo tudo pode ter acontecido daquela forma, ou não. Afinal, não se trata de um relato histórico, mas sobretudo de um filme de memórias.

Ainda nessa linha, é significativo que as músicas mais conhecidas ou importantes de Elton John também não sejam tratadas como mero acontecimento em sua carreira. À exceção de “Your song”, primeiro grande sucesso, mostrada de forma tocante e delicada nas circunstâncias em que foi composta a partir da letra de Taupin, as demais são antes trilhas sonoras da própria vida do artista.

É significativo perceber as conexões entre a fase mais barra pesada dessa trajetória e as palavras de “Rocketman” (“Eu vou estar alto como uma pipa”, “Eu não sou o homem que eles pensam”) ou a consciência de que é preciso (e ainda há tempo) de voltar ao lar, libertar-se de um namorado/empresário inescrupuloso, ficar são e reconstruir conexões com os versos de “Goodbye yellow brick road” ao fundo. No entanto, essa utilização fragmentada de algumas canções pode soar frustrante para o fã que, afinal, vai ao filme em busca da vida e obra de Elton John.

O artista, também produtor do filme, não parece preocupado com isso. Sabe que tudo o que de mais importante produziu está disponível em gravações de áudio e vídeo espalhadas pelas redes. Os conflitos em sua mente é que estavam guardados. Com “Rocketman”, deixaram de ser um conjunto de fantasmas para se consolidarem em um filme intenso, poético e, sobretudo, musical.

Alessandra Alves

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br