Ano VII

Infiltrado na Klan

terça-feira abr 2, 2019

infiltrado

Infiltrado na Klan (BlacKKKlansman, 2018), de Spike Lee 

HUMOR E DENUNCIA

Imaginem isoladamente a seguinte cena: início dos anos 70; um rapaz negro com cabelo estilo black power faz uma ligação telefônica e diz “Alô, é da Ku Klux Klan? Eu queria me filiar.”, disparando em seguida toda uma série de impropérios negativos às consideradas minorias, em especial a seu próprio grupo étnico. Pois bem, tal cena poderia fazer parte de uma comédia de humor non-sense, na linha Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu, ou mesmo de um esquete do grupo Monty Python, tamanho o despropósito da situação. No entanto, estamos diante da sequência-chave que detona a ação de um dos filmes de denuncia social e política mais contundentes dos últimos tempos.

Historicamente, diversos pensadores como Henri Bergson associam o humor a uma das formas mais relevantes de apontar e criticar toda série de questões ao promover uma desconstrução através do riso. A questão principal é que, nesse seu mais recente filme, Spike Lee se apropria de elementos de comédia, que em todos os momentos chamam a atenção do espectador para o absurdo das situações vividas pela dupla de jovens policiais Ron Stallworth, negro (John David Washington) e Flip Zimmerman, judeu (Adam Driver), em sua improvável inserção na organização segregacionista. Considerando que a história contada parte de um fato real, Lee sai dos elementos de um humor aparente para ressaltar toda a dramaticidade de seus temas, remetendo sempre à contemporaneidade, uma vez que as questões tratadas estão, lamentavelmente, mostrando facetas cada vez mais assustadoras em nossos dias.

É certo que usar situações do passado para tratar do presente não é nenhuma invenção da roda. Entretanto, em Infiltrado na Klan, Lee consegue manipular seus elementos, que agregam comédia, filme policial e cinema político com um equilíbrio incontestável que deixa o filme distante de provocar qualquer sensação de indiferença. A obra se mostra acima de tudo como uma peça de cinema, arte à qual o roteiro faz constantes referências, desde as primeiras imagens, usando o clássico … E o vento levou e reconstruindo debochadamente a produção de um filme de propaganda segregacionista, passando por discussões sobre o cinema blackxploitation dos anos 1970 e desaguando no fascismo inerente ao seminal O Nascimento de uma Nação de D. W. Griffilh.

Muitas vezes foi dito, desde sua consagração em 1989 com a obra-prima Faça a Coisa Certa, que Spike Lee é um cineasta que prioriza a tese que quer defender em detrimento da narrativa cinematográfica. Tal fato pode até se confirmar numa leitura superficial de seus filmes. Estamos, porém, diante de um cineasta que sempre trabalha em múltiplas camadas na concepção de suas obras, que requerem revisões atentas. Só assim se confirma o quanto Lee é um cineasta de amplo domínio de recursos na encenação e construção cinematográficas, domínio que está presente mesmo em seus filmes não muito bem sucedidos. Infiltrado na Klan é um belo e maduro exemplo do brilho de um realizador que, ao menos na última década, vinha ocupando uma posição menos que periférica na indústria cinematográfica americana. Com o presente filme, temos um retorno de Spike Lee ao patamar de destaque que lhe é devido.

Gilberto Silva Jr.

© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br